Não é incomum ouvir relatos de mulheres sobre o desejo de mudar algum aspecto das mamas que geram incômodo ou impactam a autoestima. E quando falamos em cirurgia mamária, há duas técnicas que se destacam: mamoplastia e mastopexia. Mas você sabe qual é a diferença entre elas?
Vem comigo que eu explico:
Mamoplastia de aumento: essa técnica consiste na utilização de implantes para dar ou restaurar volume às mamas e garantir mais firmeza. Ela é uma opção para quem possui mamas pequenas ou que perderam volume após a gestação. Mas atenção: essa técnica não resolve a ptose (queda) mamária! Isso é papel da…
Mastopexia: essa técnica consiste em corrigir a flacidez mamária, que causa a queda das mamas e pode gerar grande impacto na autoestima feminina. Sua função é reposicionar a aréola e o tecido mamário. E ela pode ser combinada à mamoplastia de aumento, dependendo da avaliação médica do grau de flacidez mamária.
Lembrando que em ambos os casos, é fundamental uma avaliação completa do cirurgião, além da realização de exames pré-operatórios e análise das expectativas da paciente. No pós-operatório, é primordial seguir todas as recomendações médicas com precisão, utilizar o sutiã cirúrgico e respeitar o período de resguardo para não prejudicar a cicatrização e o resultado final.
As informações contidas neste domínio possuem caráter informativo e educacional. Em caso de dúvidas, o profissional de saúde deverá ser sempre consultado.