A otoplastia é um procedimento cirúrgico visa melhorar a forma, proporção ou posição das orelhas proeminentes, comumente conhecidas como “orelhas de abano”. Essa condição pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver ao longo do tempo.
Geralmente, a cirurgia pode ser realizada tanto em adultos quanto em crianças, a partir dos 5 a 7 anos de idade. Ao remodelar a orelha, o procedimento não apenas restaura a harmonia facial, mas também melhora a autoestima e o bem-estar do paciente.
A otoplastia costuma ser rápida e relativamente simples, onde, por meio de uma incisão discreta atrás da orelha o excesso de pele é removido, enfraquecendo a cartilagem, proporcionando assim maior flexibilidade. A anestesia pode ser tanto local como geral, por isso não hesite em agendar uma consulta para discutirmos os detalhes e possibilidades.
Como todo procedimento estético, a otoplastia exige uma série de cuidados pós-cirúrgicos para que os resultados aconteçam de forma satisfatória e sem intercorrências. Entre as principais dicas, destacam-se:
– Utilizar a faixa estilo tenista indicada pelo médico.
– Dormir com a cabeça elevada evitando posições laterais.
– Evitar retirar ou molhar o curativo até a retirada dos pontos.
– Evitar friagem, sol e vento por um período de 60 dias.
– Aguardar a liberação médica para a realização de atividades físicas.
IMPORTANTE:
– As orientações pós-operatórias podem variar de acordo com o tipo de cirurgia realizada e o progresso individual de cada paciente. Por isso, é essencial seguir rigorosamente as orientações médicas durante esse período.
As informações contidas neste domínio possuem caráter informativo e educacional. Em caso de dúvidas, o profissional de saúde deverá ser sempre consultado.